O Rancho Folclórico de Santo António do Alva foi fundado em Fevereiro no ano de 1978 por altura de um Carnaval com a designação de Rancho Folclórico Princesas do Alva.
Em Novembro de 1982, foi oficializado no Cartório Notarial de Oliveira do Hospital com a designação de Rancho Folclórico de Santo António do Alva, tendo integrado em 1987 o Departamento Cultural da Associação Progressiva de Santo António do Alva.

Pelo prestígio e rigor das suas danças e trajes, torna-se membro efetivo da federação de folclore português em Abril de 1996 e é inscrito no Departamento de Etnografia do Inatel Coimbra no ano de 1981.

ranchorancho

O grupo é constituído por um grupo de várias faixas etárias, animados e motivados por marter e preservar os usos e costumes dos seus antepassados, muito especialmente nos cantares, nas danças e músicas populares tradicionais onde o reflexo do amanho das terras e do rio reflecte o modo de viver de outrora.

Os trajes são confecionados com tecidos da época : surrobeco, brocado, cotim, agrim, riscado, chita, linho, estopa, gorgorina, etc.
O calçado, também ele simples e pouco confortável, remete para tempos idos e matérias primas não mais usadas, tais como as chinelas, tamancas, tamancos abertos e fechados e botas de atanado.

Gravou em finais de 1997 a sua primeira cassete, tendo desde essa data contados com mais trabalhos discográficos.